ÍCONES DA ILUMINAÇÃO – ESCULTURA LOVE – ALEXANDER MILOV

Continuamos hoje a série ícones da Iluminação, com uma escultura famosa ao redor do mundo e que utilizou da iluminação para dar significado a sua arte.

09 de AGOSTO de 2021

     O que você vê e entende quando tenta analisar essa escultura com um significado forte e marcante na vida de tantas pessoas? Talvez ela tenha muito a dizer, desde que saibamos como descrever; uma imagem, uma poesia em escultura que nos leva claramente a uma reflexão.

     Alexander Milov, um ucraniano que em 2015, no evento Burning Man (um festival que acontece no deserto de Black Rock, Nevada, EUA), apresentou ao mundo uma arte que representa os conflitos entre um homem e uma mulher e seus ‘’eus interiores’’ como crianças ”presas em gaiolas”.

     Desde 1999, Alexander Milov tinha o sonho de comparecer ao festival Burning Man e em 2015, finalmente ele participou, mas não como espectador, e sim como artista. Pouco depois de apresentar seu projeto da escultura “Love”, a Ucrânia recebeu a primeira bolsa do Burning Man em 30 anos.

     Alexander Milov disse o seguinte sobre sua escultura:

     “Mostra um conflito entre um homem e uma mulher, bem como a expressão externa e interna da natureza humana. Seu Eu Interior aparece na forma de crianças transparentes, que estão segurando suas mãos através da grade. Quando escurece (ao cair da noite) as crianças começam a brilhar. Este brilho é um símbolo de pureza e sinceridade que une as pessoas e lhes dá a oportunidade de fazer algo quando chegar a hora das trevas. “

     A obra vem para nos lembrar que nossa criança interior habita dentro de nós. E nos faz refletir: devemos seguir nosso orgulho ou nosso coração? Devemos perder nossa criança interior ou deixar ela falar? A obra vem justamente para nos lembrar que não devemos deixar nossas gaiolas emocionais falarem mais alto.

     Enquanto dois adultos viram as costas um para o outro movidos pelo orgulho, as crianças dentro de si querem se reconectar e perdoar. E por isso a escultura se chama ‘Amor’, o sentimento mais genuíno e que deve prevalecer nos momentos de conflito.

     Quanta reflexão podemos tirar de uma só escultura? Esta obra nos representa e traz à tona muitos sentimentos. Podemos assim dizer, que a arte cumpre seu papel. E a iluminação como sempre, também trás um significado lindo, além de toda sua beleza.

     Além disso, a simbologia tem tudo a ver com a guerra civil pela qual o país do artista passa, pois sabemos que muitas vezes a guerra dada por adultos trás à tona os piores sentimentos, deixando de lado o amor e todos os sentimentos que uma criança teria, talvez tivéssemos a paz, e não a guerra.

Vídeo via Youtube- Burning Man 2015- Mostrando em vídeo a escultura LOVE

     Atualmente, a escultura se encontra na Hungria, foi comprada no ano de 2017, por um casal e mais precisamente está na adega Haraszthy. Virou a atração principal da adega, que também é uma vinícola, as pessoas vão até esse lugar geralmente para tomar um café, tem disponibilidade de banco para admiração, e esperam até a noite para ver o abrilhantamento que a iluminação dá.

Evento Burning Man

     O Burning Man é muito mais do que um festival. É um evento que preza a vida em comunidade e dá valor a essência de cada um através da auto expressão. Ele ocorre anualmente, mas infelizmente, em decorrência do cenário em que o mundo se encontra, não foi possível realizar este ano.

     Tem sua edição principal no deserto de Nevada, nos Estados Unidos, e hoje reúne 70 mil pessoas. O evento acontece de forma diferente de todas as experiências que são comuns. No Local não tem como comprar nada e nem vender, não existe dinheiro. Todos tem que se preparar para levar o que forem consumir e trocas e presentes são muito bem vindos. É por isso que sua experiência fica ainda mais completa se você se juntar a um acampamento temático e se organizar junto com outras pessoas para viver por lá durante todo o tempo.

     A ideia é que você possa explorar sua auto expressão e ser quem você quiser. É um momento de se transformar e transformar as pessoas ao redor, de dar valor às pequenas coisas e sair do “mundo em que vivemos” por uma semana, para viver uma experiência que vai ser única na sua vida.

     Você pode encontrar festas acontecendo em diferentes lugares a qualquer momento. Você mesmo pode começar a sua festa se levar qualquer equipamento ou instrumento. Isso tudo em meio às obras de artistas que estão se construindo e desconstruindo no meio de tudo.

     Ou seja, além de todo significado da escultura, tem também o significado do evento, o que une a todos e fazem refletir muito sobre suas vidas…

Vídeo via Youtube mostrando Burning Man

Para mais conteúdos como esse, nos siga no instagram: @adamseadams e nos dê sugestões.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin