W Abu Dhabi, o único hotel do mundo construído em cima de uma pista de Fórmula 1, ficou conhecido mundialmente por sua grandiosidade, arquitetura inusitada e por sua fachada com 217 metros de extensão com mais de 5 mil LEDS instalados.
28 de JUNHO de 2021
Já imaginou poder conhecer um dos projetos mais luxuosos, sofisticados e bem iluminados do mundo? No W Abu Dhabi isso é possível!
Localizado na ilha artificial Yas Island no Oriente Médio, o hotel atrai turistas de todo o mundo por sua grande modernidade e inovação desde Novembro de 2009.
Localização do hotel: Ilha Yas Island, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, na Arábia Saudita.
Projetado pelos arquitetos Hani Rashid e Lise Anne Couture da “Asymptote Architecture” – conhecida por projetos arquitetônicos que incorporam tecnologias digitais – o edifício demorou dois anos para ser inaugurado oficialmente e é composto por dois edifícios de 10 andares interligados por uma grande estrutura de vidro e com um design de tirar o fôlego.
O mais interessante é que um desses prédios está situado na baía da marina (isso mesmo, na beira da água!) e o outro no autódromo de Fórmula 1 (onde é até possível dormir com vista direta para a pista de corrida!). Vale destacar que o “W” na frente do Hotel não é por acaso, ele faz referência a W Hotels Worldwide, uma rede de hotéis de alto padrão, que está estreando a marca “W” na capital dos Emirados Árabes Unidos com a abertura do ”W Abu Dhabi – Yas Island.”
Fachada do hotel com a logo ‘W”.
A Mágia do LED
Gif demonstrando um dos efeitos.
Dentro de toda a sua sofisticação, a parte mais excêntrica do projeto está em sua cobertura. A intenção era projetar algo parecido com uma rede de pesca. Sua forma chama atenção, mas o magnífico show de luzes intensifica, encanta e complementa a experiência de visitar o hotel. Para o projeto de iluminação dinâmica da fachada, os arquitetos colaboraram com Rogier van der Heide e sua equipe na Arup Lighting. O efeito de luzes ocorre na cobertura “Grid Shell”: As gridshells são estruturas leves, que permitem a obtenção de grandes vãos livres, além de uma ampla variedade de formas arquitetônicas.
A cobertura é formada por 5.800 painéis de vidro angulados que são iluminados por estes LEDs, que produzem um espectro completo de cores e permitem a criação de infinitos efeitos. Os painéis em forma de diamantes são sustentados por uma estrutura de aço e possuem medidas de 1,5 a 4,5 metros de largura. Uma curiosidade a ressaltar, é que estes LEDs teriam um desafio no seu desempenho: aguentar as duras condições climáticas do deserto de Abu Dhabi, que apresenta temperaturas acima de 40°C e ventos de até 120 km/h.
Outra preocupação foi sobre a reflexão nestes painéis de vidro: a análise detalhada da radiância permitiu determinar o posicionamento ideal do painel de vidro e seus ângulos de rotação, além deles possuírem uma película cuidadosamente selecionada para equilibrar a transparência do vidro com as propriedades de resposta à luz, de acordo com as diferentes condições de temperatura locais. A Asymptote Architecture planejou sete scripts digitais para o sistema de controle de iluminação, focando em projetos mais ambientais, como ondas oceânicas em movimentos mais lentos. Porém, esse sistema poderá ser reprogramado para criar novos efeitos de luz.
Outras curiosidades sobre o hotel:
Área total: 85.000 metros quadrados. Número de Quartos: 500. Número de Suítes: 75. Número de Restaurantes: 06.
E você, ficou curioso para ter essa experiência luminosa em Abu Dhabi? Para mais conteúdos como este, nos siga: @adamseadams.