ILUMINAÇÃO: DIMERIZAÇÃO

17 de NOVEMBRO de 2021

O dimmer na iluminação é um dispositivo utilizado para regular/variar a intensidade da luz: quando utilizado em baixa intensidade ele pode deixar um ambiente com ar mais intimista – aconchegante, confortável – e quando utilizado em sua potência máxima deixa o ambiente com um ar mais desperto – funcional, ativo. A variação do seu brilho dá versatilidade a um mesmo ambiente trazendo diferentes sensações.

Gif de um abajur dimerizável, onde mostra exatamente a variação de intensidade da luz.

A dimerização costuma ser vinculada a um sistema de automação, onde é possível através de um aplicativo regular a intensidade da luz, além é claro, de ligar e desligar. Para deixar ainda melhor, é possível também programar a mudança da intensidade da luz conforme a luminosidade externa. Sendo assim, através de um sensor ela consegue identificar se é necessário utilizar 20%, 30% ou 80% – por exemplo – da potência para ter uma iluminação adequada.
Outra possibilidade é fazer uma programação através dos horários do dia, ambas soluções buscam a economia de energia e a luz adequada para o momento. Isso se chama controle inteligente. A economia colabora para um consumo consciente, podendo também aumentar a vida útil do led ou fonte.

O que muitas pessoas não sabem, porém, é que é possível utilizar a dimerização sem um sistema de automação. O dimmer comum (no interruptor) é muito fácil de ser instalado, necessitando apenas do módulo de dimerização do interruptor e de uma lâmpada dimerizável, ou no caso da fita, uma fonte dimerizável: (o restante da instalação elétrica permanece a mesma).

Exemplo de dimmer como interruptor.

Mas atenção, tome cuidado para não confundir a intensidade da luz com a temperatura de cor: o dimmer muda a intensidade, e não sua temperatura, que é a cor da luz: (quente 2700k – 6000k frio). Esses conceitos acabam sendo confundidos por muitas pessoas.

E então? Já imaginou poder explorar ao máximo seu projeto luminotécnico através do uso do dimmer e poder ter um mesmo produto para diferentes usos?

Para mais conteúdos como este, nos siga: @adamseadams

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin