ILUMINAÇÃO ESTILO INDUSTRIAL

Se você chegou até aqui, é bem provável que queira aplicar o estilo industrial a um projeto de iluminação. Hoje, vamos falar de onde surgiu, suas principais características e dicas de como aplicar essa tendência à iluminação do seu projeto.

07 de JULHO de 2021

     O estilo industrial iniciou na década de 60, em Nova Iorque, EUA, quando espaços industriais abandonados começaram a ser ocupados como residências por uma população mais pobre. O estilo se originou de uma necessidade e hoje tornou-se uma das decorações contemporâneas mais favoritas.

     Por falta de recurso, não faziam reformas, por isso algumas das principais características desse estilo são: estruturas aparentes, acabamentos mais simples, bruto e rústico, através do uso de tijolos, concreto, metais e madeira. Por serem espaços projetados para outros fins, não tinham as divisões comuns de uma residência, por isto os espaços eram integrados e amplos, muitas vezes com o pé-direito duplo, assim surgiram também os famosos lofts urbanos.

     Outra característica importantíssima sobre o estilo, é referente à iluminação: os fios são expostos ou protegidos através de eletrodutos e/ou eletrocalhas, que complementam o ´charme urbano´ dos espaços.

Alguns dos principais elementos para compor no estilo industrial.

     Você conhece estes elementos? Com certeza você já viu algum deles, mas talvez não saiba exatamente a função de cada um. Então, se preparem para este conteúdo!

     Vamos começar com as eletrocalhas e perfilado:

     São bandejas de metal fabricadas em chapas de aço, por onde é possível passar os fios e cabos de eletricidade, ou outras infras que sejam necessárias, organizando-as e distribuindo-as pelos ambientes, de forma ágil e simplificada, evitando a quebra de paredes e também visando uma futura manutenção.

     Fique atento a separação dos fios, é primordial ter a divisão de fios elétricos e fios de telecomunicação, pois podem causar interferência por conta da condução elétrica.

Na imagem acima podemos ver dois tipos de eletrocalhas: a lisa e a perfurada.

     Outra curiosidade sobre as eletrocalhas é que elas são vendidas em sua cor padrão. Caso você queira no preto, branco ou outras cores é possível mandar pintá-las. Certifique-se de fazer a pintura adequada: a eletrostática.

     E claro, não se esqueça, quando for utilizar eletrocalhas no seu projeto, é preciso lembrar de comprar os acessórios necessários para emendar uma à outra, fixá-las na laje, fazer curvas, entre outros…

     Eletrodutos ou Conduítes

     Servem para proteger a fiação elétrica contra fatores externos que podem danificar e expor a segurança do ambiente e das pessoas. Como padrão, ficam dentro de paredes e forros. Porém, no estilo industrial são fixados e instalados externamente, ficam visíveis, e dão um charme a mais ao estilo.

Acima é possível ver eletrodutos na parede e forro.

Também é possível criar peças exclusivas com eletrodutos. (Confira na galeria no final do post.)

Fios Expostos

Uma visão diferente sobre o projeto luminotécnico e uma maneira autêntica de criar estética e praticidade.

     Através do estilo industrial, a fiação pode ser valorizada, sendo assim, os fios expostos são mais uma das características desse estilo. Com eles, podemos distribuir os pontos de iluminação pela laje, evitando custos com gesso por exemplo!

     Na grande maioria das vezes, os fios utilizados para a realização dessa modelagem é o fio de tecido, conhecido como cabo PP tecido, eles proporcionam uma ótima aparência e possibilitam a visão contemporânea do projeto.

Cabo PP e suas tonalidades.

Deslocadores

     São indicados para mudar a direção do ponto da sua instalação de forma prática e sem sujeira. Simplicidade na instalação.

Lâmpadas vintage LED

     São utilizadas hoje como um dos principais toques em um projeto estilo industrial, principalmente por manter a aparência da lâmpada antiga de carbono, mas ser sustentável, ter durabilidade e ser econômica.

     As lâmpadas antigas de filamento de carbono são consideradas ineficientes por emitir muito calor e gerar pouca luz, muito consumo e pouco resultado. Ao contrário das lâmpadas de filamento LED, que consomem pouco e geram muito resultado, sendo assim, elas apresentam toda modernidade do LED e também a aparência retrô e a coloração da antiga.

     Letreiros Neon

     Impossível pensar em letreiros e não lembrar da ‘’cidade luz’’, LOS ANGELES não é mesmo? A cidade ganhou vida com diversos letreiros de neon/luzes espalhados(as) pela cidade a partir do ano 1923, desde então surgiu uma nova estética e um novo conceito de luz mundo afora.

     O truque de apostar em tonalidades vibrantes foram deslanchando sobre o mundo, a moda de usar cores em neon foi auge aqui no Brasil na década de 80 e 90. Essas cores além de ficarem perfeitas para outros fins, são especialmente o toque final para um projeto estilo industrial, dão o ‘’ar da graça’’ em meio a tanta neutralidade e minimalismo, trazendo cor e vida aos espaços.

     Atualmente, os letreiros com gás estão tornando-se obsoletos para os letreiros em LED.

Trilhos e spots

     Quando pensamos em luminária em trilho, é inevitável que nossa mente nos remeta ao estilo industrial, ele é peça fundamental para completar o estilo!

     Geralmente utilizado para dar mais vida e destaque a quadros, prateleiras, paredes com texturas… o principal motivo para essa escolha é a facilidade para direcionar a luz e iluminar onde quiser e achar necessário.

     Para escolher as demais peças de iluminação neste estilo, é necessário procurar peças que remetam às mesmas características que já citamos lá no início do conteúdo: peças que seguem com a mesma linguagem do estilo, através dos materiais madeira, metal, concreto e nas cores como preto e cobre. Certamente você conseguirá encontrar uma grande variedade de peças neste estilo, e para dar um ar de industrial chic, opte por peças que possuam vidro ou complemente com uma lâmpada vintage!

     Esperamos que a partir deste conteúdo fique mais fácil para você desenvolver seu projeto.

     Gostou do conteúdo? Para mais como este, siga nosso instagram @adamseadams

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin