ILUMINAÇÃO NEON

Conteúdo completo sobre letreiros em neon e as possibilidades do neon em LED e neon digital.

24 de JUNHO de 2021

     Impossível pensar em letreiros e não lembrar da ‘’cidade luz’’, LOS ANGELES, não é mesmo? A cidade ganhou vida com diversos letreiros de neon/luzes espalhados pela cidade a partir do ano de 1923. Desde então, surgiu uma nova estética e um novo conceito de luz mundo afora, que tem voltado com tudo nos últimos anos em que a iluminação tem virado um dos principais focos dos projetos atuais!

     E é essa volta dos letreiros neon que fez a gente preparar um conteúdo completo para você que ainda tem dúvidas e curiosidades sobre o assunto. Não consegue imaginar como utilizá-los de maneira agradável e linda?! Não conhece todas as possibilidades das novas tecnologias de neon? Vem com a gente nesse texto e descubra…

Mas afinal, você sabe qual a origem da luz que anda conquistando tantos corações por aí?

     O ‘neon’ ou ‘neônio’ é um elemento químico de símbolo ”Ne”. É um gás nobre incolor, presente em uma pequena quantidade no ar atmosférico, porém, muito abundante no universo. A substância é obtida pela destilação fracionada do ar líquido, ou seja, o ar é sua única fonte.

Gás incolor, exibindo incandescência laranja-avermelhada quando colocado num campo elétrico de alta voltagem. Fonte: Wikipédia

     Embora a gente ainda se refira a todas elas como ‘neon’, o original é de coloração avermelhada e foi descoberto em 1898 por William Ramsey e Morris Travers, na cidade de Londres. Eles descobriram a cor vermelha brilhante em um de seus experimentos, onde refrigeraram a amostra retirada da atmosfera até se transformar em um líquido. Este líquido foi aquecido e Ramsay capturou os gases quando era fervido. A cor vermelha brilhante, que é emitida pelo neon gasoso foi notada imediatamente, sendo que Travers escreveu mais tarde: “A chama da luz vermelha do tubo contou sua própria história”. E assim o gás ficou conhecido como o ‘fogo líquido’.

     Anos mais tarde, em 1915, Georges Claude – químico, físico e inventor – patenteou o tubo de iluminação neon. Por volta de 1902, sua companhia, Air Liquide, estava produzindo quantidades industriais de néon como um subproduto de seu negócio de liquefação do ar, e em dezembro de 1910 Claude demonstrou a moderna iluminação de neon, baseada num tubo selado contendo esse gás. Em 1912, o sócio de Claude começou a vender tubos de descarga de néon como letreiros publicitários. E como falamos no início do conteúdo, eles foram introduzidos nos Estados Unidos em 1923, quando dois grandes letreiros de néon foram comprados por uma concessionária de carros de Los Angeles.

     Ele é um gás que emite essa luz vermelha quando em contato com um campo elétrico e recebe esse nome justamente porque significa “novo gás”. Com sua evolução, foi descoberta outras tonalidades, que são possíveis através de outros gases nobres. O tipo de vidro utilizado também influencia na sua cor. Existe todo um processo por trás da fabricação destes letreiros, cuidadoso e complexo. Aquecendo o vidro, é possível personalizá-los conforme o projeto.

     O truque de apostar em tonalidades vibrantes foi deslanchando sobre o mundo, a moda de usar cores em neon foi auge aqui no Brasil na década de 80 e 90. Essas cores além de ficarem perfeitas para outros fins, são especialmente o toque final para um projeto estilo industrial, dão o ‘’ar da graça’’ em meio a tanta neutralidade e minimalismo, trazendo cor e vida aos espaços.

     Mas como quase tudo, é óbvio que essa descoberta foi adaptada, transformada e evoluída! Atualmente, os letreiros com gás estão se tornando obsoletos para os letreiros em LED!

     Isso mesmo! O LED tomou seu espaço no mundo, inclusive substituindo os antigos letreiros com gás. Hoje, o LED possui diversas opções de cores, podendo atender a formatos e usos diferentes. Além de que, o LED consome 70% menos energia, e sua durabilidade é incrível! São consideradas como uma das opções mais duradouras do mercado, podendo chegar até 50 mil horas de uso, enquanto o gás, pode durar aproximadamente de 5 a 10 anos, tirando ainda a possibilidade de cair e quebrar o vidro de sua estrutura, que é bem frágil e sensível.

     Então, se for optar pelo gás ou o led, já sabe né!? Não fique em dúvida, opte pelo led! Apesar dos preços serem muito semelhantes, o LED ganha em durabilidade, sustentabilidade e também na versatilidade de usos!

E como funciona o NEON LED?

     Extremamente versátil, a fita de led fica dentro do tubo difusor, normalmente em material de silicone, este, por sua vez, é flexível e permite criar os mais diversos formatos, ícones e palavras. Essa novidade facilita muito na hora de tornar seu projeto ainda mais especial.

     O neon (com silicone) possui um Índice de Proteção (IP68), é resistente à submersão na água, inclusive à água salgada, e pode ser utilizado também em áreas externas. Tem retardo às chamas e é resistente à temperaturas de -50 graus até 80 graus!

Mas como usar no meu ambiente? Combina mesmo? Pense em alguns detalhes importantes na hora de agregar a iluminação neon ao seu ambiente:

I. Composição

     Você concorda que um bom projeto precisa ter harmonia, certo? É preciso que os elementos combinem entre si de alguma maneira, para que o contexto geral da decoração seja agradável e surpreendente. Então é fundamental que você pense na composição do seu projeto. Não apenas colocar um item neon por achar interessante e contemporâneo. Faça escolhas que se complementam. Existem os locais e projetos certos para eles.

O conjunto de cores ornou, o neon foi um grande complemento nesse projeto.

II. Cores

     Já comentamos um pouquinho por aqui sobre a psicologia das cores e em breve traremos um conteúdo completo sobre isso. Em relação ao neon, não é diferente. Justamente pelo realce da iluminação dele no ambiente, pense nas sensações que deseja transmitir e em qual aspecto quer enquadrar seu ambiente. É um ambiente alegre? Opte por amarelo, azul…Deseja mais aconchego? O branco tem seu valor e também se destaca!

A cor rosa representa amor e aconchego, nesse caso foi para um quarto de bebê.

     *Dica extra: Lembre-se que o neon LED precisa estar ligado a uma fonte de energia (que faz a transformação de 220V ou 127V para 12V), então, preocupe-se em onde irá ficar acoplada sua fonte. Você então, poderá optar por utilizar ele ligado direto na tomada (não recomendamos), ou utilizar ele ligado direto na elétrica, ligando ele no próprio interruptor no ambiente.
O neon pode ser utilizado nos mais diversos ambientes, até mesmo em áreas externas, se instalado corretamente. Sejam frases, palavras, ícones ou linhas, o que vale é soltar a imaginação e trazer muita energia e ousadia para o seu espaço!

III. Usos

     Além de letreiros, é possível utilizar o neon para outros usos. São possibilidades infinitas, por ele ser bastante flexível, você encontra diversas referências mega criativas. (Confira mais na galeria abaixo).

     Além de ter muitas outras possibilidades, como em fachadas, por exemplo, dando muito mais visibilidade ao projeto, o neon traz destaque e personalidade a sua empresa.

Neon em fachada

IV. Neon Digital

     A tecnologia não para por aí! Além do neon LED, agora é possível também encontrar no mercado o neon digital. Mas você sabe o que é isso!?

Possibilidades do neon digital.

     O vídeo mostra o grande diferencial do neon digital: ele vem com diversas cores e ainda vários efeitos onde as cores se misturam! É um espetáculo! Ideal para projetos diferenciados e fachadas por exemplo!

– O neon digital é um pouco maior e mais espesso que o neon flex tradicional;
– Pode ser cortado a cada 5cm, enquanto o neon flex, a cada 2,5cm;
– Possui esse dispositivo chamado “Magic Controller”, que possui todas essas funções de trocas de cores (com mais de 200 funções), alteração de velocidade e brilho;
– É possível modificar através de um aplicativo no celular;
– É possível sincronizar efeitos, com músicas por exemplo!

Vídeo explicativo sobre um aplicativo.

     Que as portas da imaginação se abram, o intuito desse conteúdo é fazer com que a partir daqui seja mais fácil para desenvolver seu projeto com mais clareza sobre esse mundo tão expansivo que é o NEON! Sejam frases, palavras, ícones ou linhas, o que vale é soltar a imaginação e trazer muita energia e ousadia para o seu espaço!

     A Adams vende todos os produtos acima! Para orçamentos, entre em contato!

     Gostou do conteúdo? Para mais como este, siga nosso instagram @adamseadams

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin