ÍNDICE DE PROTEÇÃO (IP) DAS LUMINÁRIAS

É importante entender o índice de proteção: Fique atento sempre às especificações e jamais utilize produtos que não sejam adequados para cada situação, pode ser muito perigoso e de muita responsabilidade para quem vende/executa/projeta.

07 de ABRIL de 2020

      Para desenvolver um projeto luminotécnico ou entender o que de fato você está investindo num produto é preciso entender algumas nomenclaturas. Hoje vamos falar sobre o Índice de Proteção (IP = International Protection Rating) das luminárias.
      O Índice de Proteção é padronizado e testado em normas internacionais, e é normatizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Ele indica o grau que essas luminárias resistem a corpos sólidos e líquidos, sendo o primeiro número relativo a corpos sólidos e o segundo, a corpos líquidos.
      Veja como funciona na imagem abaixo:

índice de Proteção – Stellatech

         Essa proteção evita com que ocorram choques elétricos e danos físicos as pessoas, e também evita que ocorra danos ao equipamento, aumentando sua vida útil e diminuindo as manutenções do mesmo.
                Na hora de comprar o produto, fique atento às especificações do mesmo, e sempre avalie este índice, principalmente se você for instalar em locais que recebem maiores danos, como umidade, chuva, sujeira.

  • O índice de proteção mais baixo é o IP00 (sem proteção alguma) e o maior é o IP68, podendo este ficar submerso.
  • Nas luminárias o IP20 é o menor comercializado no mercado, e é ideal para ambientes internos que não possuem muita umidade. Num ambiente como banheiro ou na cuba da cozinha por exemplo, o ideal é utilizar um IP mais alto devido a umidade do ambiente.
  • Produtos com IP64 até IP67 já podem receber umidade e ser aplicados a áreas externas – é o caso de refletores, espetos, balizadores de solo, postes de luz. Porém, lembre-se que estes não podem ficar submersos! IP64 pode ser aplicados a uma varanda por exemplo, onde pode ocorrer respingos de água e outros, já IP67 pode receber chuvas fortes.

          Fique atento sempre às especificações e jamais utilize produtos que não sejam adequados para cada situação, pode ser muito perigoso e de muita responsabilidade para quem vende/executa/projeta.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin