TENDÊNCIAS DE ILUMINAÇÃO PARA 2020

Principais tendências na iluminação: o design das peças, no frame, sistemas lineares e perfis, iluminação periférica, luz indireta, mais pontos de luz, mais variedade de efeitos, tecnologia, lâmpadas inteligentes, dimerização, criação de cenários, sustentabilidade, automação.

07 de JANEIRO de 2020

No ano passado fizemos um post falando sobre as tendências na iluminação para o ano de 2019, e hoje vamos falar sobre as tendências para o ano de 2020: O que muda de um ano para o outro? O que permanece? E o que tem de novo?

É claro que de um ano para o outro não existem mudanças bruscas, as tendências costumam ter um processo gradual, elas vão sumindo e surgindo sem que nem percebamos muitas vezes. Muitas delas permanecem, outras entram em uso com mais intensidade, outras vão ficando cada vez menos utilizadas e algumas novas vão surgindo, outras reaparecem, e assim segue o ciclo como em qualquer outro campo (moda, arquitetura, design, etc). As feiras de decoração e design, revistas e demais eventos do mundo da arquitetura é que ditam essas tendências, e na grande maioria das vezes é no exterior que elas surgem e são lançadas, para depois aparecem aqui pelo Brasil.
Abaixo listamos algumas das principais tendências! Se liga:

1. MINIMALISMO

O minimalismo continua, e tende a ser cada dia mais forte.

1.1. Design das peças:  as peças técnicas tendem a cada dia serem mais valorizadas nos projetos, aliando tecnologia com um design mais moderno e inovador. Já as peças decorativas continuam indo para uma característica mais clean, sofisticada, delicadas, refinadas e também modernas.

1.2. No frame: Para quem ainda não conhece, essa é uma nova característica em alguns produtos técnicos, onde as peças não possuem bordas e a iluminação parece se integrar ao gesso. É uma característica bem forte dentro do minimalismo na iluminação, pois visa praticamente `desaparecer` no forro.
No mercado ainda existe pouca variedade de produtos deste tipo, por isso, tem um custo agregado e necessita de uma mão de obra qualificada justamente por ser uma instalação específica, que exige um resultado perfeito.

No frame – Newline

1.3. Sistemas lineares e perfis: são o queridinho do momento e continuarão em alta: perfil para alvenaria, marcenaria, gesso, piso. Sendo eles de embutir, sobrepor e outras diversas opções, inclusive perfis flexíveis. São inovadores, versáteis e iluminam muito bem.

Perfil Flexível Mister Led – Sede Adams & Adams Iluminação

1.4. Iluminação periférica:  A iluminação periférica descarta o ponto central, e se instala nas bordas do ambiente. É uma grande mudança para a iluminação, pois desde que aprendemos sobre luz e projeto, entendíamos que o ponto central deveria existir. Mas ele não precisa, é apenas uma cultura que criamos, principalmente pelo fato de antigamente não termos o gesso e a madeira como forro, e sim a laje, que dificultava trabalhar a iluminação de formas diferentes e complexas.

Iluminação Periférica – Suíte Casal Casa DC – Arq. André Betinelli

1.5.Luz indireta: cada vez em mais uso, não ofusca a visão e ilumina se utilizada da forma correta.

2.MAIS PONTOS DE LUZ, MAIS VARIEDADE DE EFEITOS

Parece contraditório que numa época onde o minimalismo é uma característica forte nós tenhamos mais pontos de luz e mais variedade de efeitos? Afinal, o minimalismo não é menos?

É isso mesmo, com o tempo a iluminação ficou mais sofisticada, se tornou um elemento mais importante nos projetos, evoluiu. Hoje existe uma imensa variedade de produtos e versatilidade em sua aplicação.
Antigamente, a iluminação se resumia a um ponto central e pronto, cumpria sua função. Hoje, em alguns projetos, o ponto central muitas vezes nem existe e usamos e abusamos da iluminação: diversos pontos, cada um com sua devida função, que se complementam e deixam o ambiente bem iluminado, porém, de uma forma muito mais agradável.

E QUANTO A TECNOLOGIA?

Com o avanço da tecnologia é possível ter algumas comodidades, ampliar as sensações da iluminação através de cenários, economizar energia elétrica e ser mais sustentável. A automação, por exemplo, está cada vez mais comum, com mais empresas no mercado e um preço mais acessível.
Falamos de tendências, mas o progresso da tecnologia não é uma tendência, isso é evolução, não voltaremos atrás.

3.1. Lâmpadas Inteligentes: as lâmpadas inteligentes ainda são pouco acessíveis, devido a poucas marcas no mercado trabalharem com ela e seu custo ser elevado. Não existe um padrão, cada lâmpada de cada marca tem suas funcionalidades, mas no geral, a grande vantagem dela seria ligar e desligar elas de qualquer lugar, desde que esteja conectado ao wifi. A economia de energia que elas podem trazer também é uma das vantagens com as opções do aplicativo. Algumas possuem também tonalidades diferentes: por exemplo, 3000k, 4000k e 6000k. Algumas são coloridas, dimerizáveis, e outras possuem até despertador.

3.2.Dimerização: utilizado para regular/variar a intensidade da luz, dando versatilidade à um mesmo ambiente e também ajuda a evitar o desperdício de eletricidade, quando utilizado com baixa luminosidade.

Parece complicado e muitas pessoas desconhecem o dimmer comum (no interruptor). É um sistema muito fácil de ser instalado, necessitando apenas do módulo de dimerização do interruptor e da lâmpada dimerizável (a instalação elétrica continua a mesma). É uma forma para quem quer economizar e mesmo assim possuir a opção de dimerização.
Mas é claro, você pode interligar a iluminação a um sistema de automação, o que tem diversas vantagens em relação ao sistema comum, e controlar tudo por aplicativos e/ou através de um painel.

3.3. Criação de cenários: outra vantagem de integrar a iluminação à automação.

3.4. Sustentabilidade: também é possível programar a intensidade da luz conforme a luz do dia e/ou programar para ligar e desligar em determinados horários, gerando uma economia de energia e luz que não era necessária.
Além disso a materialidade dos produtos, por exemplo: a troca dos embutidos de alumínio por embutidos de ABS.
Outro exemplo: luminárias que são fáceis de reciclar, temos um exemplo dessa luminária de papelão:

Pendente Kraft Planetário – Stella

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin